A criação de produtos premium é a próxima tendência no mercado de fraldas infantis na América Latina?
Conteúdo do artigo
1. AQUI COMEÇA A EVOLUÇÃO
2. PERSONALIZANDO NOVOS PRODUTOS PARA AS NECESSIDADES DE NOVOS CLIENTES
3. GDM PARA ATENDER NOVAS DEMANDAS DO MERCADO LATINO-AMERICANO
O mercado latino-americano de fraldas infantis está passando por uma revolução em termos de demanda, do custo-benefício até produtos premium.
Os fatores que fazem com que a preferência do cliente vá em direção de fraldas mais macias, confortáveis e superabsorventes são tanto socioeconômicos quanto de mercado.
A situação não é a mesma na região: Brasil, Chile e Colômbia são os trendsetters, pois suas economias nacionais estão crescendo e as taxas de natalidade diminuindo, o que faz com que os cuidadores de classe média-alta procurem produtos mais inovadores e premium.
Além disso, uma forte influência norte-americana e a entrada no mercado de players globais que sentiram as oportunidades de investimento consideráveis também contribuíram com essa mudança: esses elementos trouxeram novas necessidades dos consumidores à tona, colocando uma maior atenção para os materiais e recursos dos produtos escolhidos para a higiene de seus filhos.
Aqui começa a evolução
Vamos observar de perto esses três países de destaque: Brasil, Chile e Colômbia!
Brasil: Aumento do consumo de fraldas infantis à medida que a economia se recupera
2015 foi um "annus horribilis" para os brasileiros devido a uma crise política e econômica. A recuperação foi lenta e, em 2017 e 2018, a economia cresceu a um ritmo de cerca de 1%.
Apesar dessas tendências de flutuação e com uma taxa de nascimento de -13% nos últimos dez anos, o mercado de fraldas infantis brasileiro cresceu com 10,7 bilhões de unidades em 2018 e um crescimento estimado de 3% CAGR 18-F20[1].
A inflação desempenha um papel fundamental: os cuidadores procuram produtos de alta qualidade, mais sustentáveis e não querem diminuir seus padrões apesar da queda de seu poder de compra. Nesse cenário, não existe fidelidade à marca, pois os clientes estão dispostos a testar novos produtos que oferecem um equilíbrio mais favorável entre desempenho e preço.
Colômbia: intervenções governamentais para aliviar um gasto com descartáveis
O crescimento na Colômbia é, principalmente, orientado por incentivos governamentais, apresentados em 2018, que visam reduzir a carga fiscal das empresas. A confiança do consumidor colombiano foi fortalecida, revitalizando o consumo privado ao aumentar a renda de produtos descartáveis para as famílias.
Atualmente, os compradores estão prontos para gastar mais, demandando uma fralda infantil com qualidade premium para suas crianças, especialmente no que se refere à suavidade e ajuste confortável. Graças ao aumento do consumo, é esperado que o mercado local alcance 1,9 bilhão de unidades vendidas em 2021[2].
Chile: maternidade tardia influencia o mercado de fraldas infantis
De um ponto de vista sociológico, no Chile, a maternidade está sendo postergada causando um declínio na taxa de nascimento, mais de 50% desde 1950. Atualmente, as mulheres estão mais emancipadas e têm mais opções do que as gerações anteriores: maior nível de escolaridade e o maior uso de contraceptivos são os dois principais fatores que contribuem para essa mudança.
Cada vez mais, o mercado chileno de fraldas infantis é altamente influenciado pelos players norte-americanos, importando fraldas de qualidade premium no país e estimulando o consumo ao promover edições limitadas ou declarações de sustentabilidade que fazem com que clientes não valorizem tanto o preço.
Personalizando novos produtos para as necessidades de novos clientes
Tanto os players regionais quanto os globais estão envolvidos nessa grande mudança para a criação de produtos premium, mas como é essa mudança na perspectiva do produto?
CENTRO ABSORVENTE MAIS FINO
A tendência é de fraldas mais finas em comparação com as anteriores. Isso envolve tanto uma melhor usabilidade e maior absorção por meio de uma distribuição otimizada de polpa fluff e SAP.
CANAIS PERMANENTES
Canais permanentes garantem uma distribuição uniforme do líquido para maior conforto do bebê, mantendo a fralda seca por mais tempo e, com uma combinação de tecnologia de baixa celulose, oferece um ajuste ideal ao mesmo tempo que previne vazamentos.
ABAS FRONTAIS E TRASEIRAS SEM DESPERDÍCIO
Em comparação com os designs de produto tradicionais em T e ampulheta, as fraldas infantis com abas frontais e traseiras sem desperdício maximizam o uso de matérias primas para um melhor desempenho ambiental, assim como otimização de custo.

GDM para atender novas demandas do mercado latino-americano
Os fabricantes latino-americanos podem confiar na GDM como um parceiro que os ajuda a conduzir o futuro do mercado de higiene descartável que se adapta perfeitamente às necessidades dos pais de hoje.
B6-W Red: a solução perfeita para fraldas infantis premium
B6-W Red é uma linha de fraldas infantis com design de abas frontais e traseiras sem desperdício, com 600 ppm, que prioriza a efetividade geral do equipamento para minimizar o custo unitário do produto.
Graças à adoção de soluções de processo confiáveis e comprovadas, a B6-W Red oferece fraldas infantis de qualidade premium com centro extrafino com canais permanentes para melhor integridade de núcleo sem ficar folgado e sem grande volume. Além disso, considerando a perspectiva do fabricante, você aproveita a excelente estabilidade do processo com um desvio padrão fixo de 0,5. Desafie-nos e nós mostraremos que é possível!
O design sem desperdício evita cortes, o que economiza 30% ao ano do material das abas sem forro: um grande passo para a sustentabilidade e diminuição do custo do produto!

A B6-W Red é a solução que você precisa para produtos de alto desempenho, fabricados com o mais baixo custo total de propriedade da categoria, oferecendo suporte para você e suas ambições de crescimento no crescente mercado de fraldas infantis.
Combine-a com nosso empilhador e ensacador SB50 para obter todos os benefícios de um único fornecedor, desde a conversão até a embalagem primária.
Não espere mais e aproveite as oportunidades no mercado de fraldas infantis latino-americano: veja a B6-W Red e entre em contato conosco para saber mais!